:: home :: posts passados :: etilíricas :: je me souviens :: microcontos ::


Jornal Velho

Recortes e papéis de ontem, de duas décadas, do mês passado, de hoje - o pesadelo do pessoal de limpeza.


.:: mês anterior :: :: :: :: December 2008 :: :: :: :: próximo mês ::.

19 Dezembro

calma, tem pra todas/ be calm, he's for alls


picasso do cartum

e boas festas à filliuecclessiae (vulgo freguesia), da aphotéke (vó de boteco) aqui.
o al mahzan (divinha...) serve sempre prá servir bem.
17:36:25 - George Smiley -

18 Dezembro

A grande notícia do ano

Reproduzimos a nota de hoje de Monica Bergamo (já sabíamos do ocorrido há alguns dias, mas a notícia estava, por assim dizer, "embargada" e não podíamos furar os jornalões. Sorry, nano):


O juiz colocou o troféu da 'Veja-SP', enviado por Meirelles sobre a mesa

De Sanctis é "premiado" por Fernando Meirelles

O juiz Fausto De Sanctis, da 6ª Vara Criminal de São Paulo e responsável, entre outras, pela prisão do banqueiro Daniel Dantas, ostenta em sua mesa, orgulhoso, um troféu que a revista "Veja São Paulo" entregou aos "Paulistanos do Ano" há uma semana.

Não, o juiz não estava entre os premiados (um grupo que incluía a atriz Sandra Corveloni, a geneticista Mayana Zatz e o jornalista Laurentino Gomes). O troféu acabou em sua mesa porque o cineasta Fernando Meirelles, homenageado na categoria cinema, decidiu enviá-lo ao juiz junto com uma cartinha.

"Ao subir no palco para receber o troféu, disse que me sentia honrado pelo reconhecimento mas que havia um paulistano que merecia o prêmio muito mais do que eu, que nos orgulhava pela sua postura e capacidade de resistir às pressões e que como ele não estava na lista dos contemplados da noite eu repararia o lapso e daria a ele meu prêmio. Este paulistano evidentemente é você [Fausto] e o prêmio, conforme o prometido diante de muitas testemunhas, aí está", escreveu Meirelles ao juiz.

Os dois não se conhecem, mas, na carta, o cineasta se derrama ainda em elogios e dá os "parabéns" ao juiz "pela sua coragem, correção e fibra, que são inspiradoras. Seu exemplo tem uma dimensão transformadora que raras figuras neste país igualam".

Sobre a placa no troféu que leva seu nome, o cineasta colocou um papel e escreveu, a caneta, o nome de seu homenageado particular.
11:19:41 - Pinto -

Há certa genialidade em revelar o óbvio

O MURO

Jorge Ricca Jr.


Pensando na história da USP, só nos resta pedir às autoridades que derrubem aquele muro que separa a universidade da marginal

O MURO que separa o campus da Universidade de São Paulo das pistas da marginal do rio Pinheiros, no Butantã, zona oeste da cidade de São Paulo, é um espanto.

Construído em concreto aparente, o muro mede cerca de 2,3 quilômetros de comprimento por 3 metros de altura e obstrui a visão da vegetação do campus, um belo lugar desta pobre cidade carente de espaços públicos dignos, embora rica de espaços privados exclusivos.

A pergunta a ser feita ao reitor da USP e seu Conselho Universitário e ao governador do Estado de São Paulo é: quais são as razões que sustentam aquele muro, hoje que vivemos no regime democrático e estamos carentes de ar, de horizonte, de natureza dentro da cidade? [Leia mais!]
11:18:03 - Sorel -

15 Dezembro

E o cordão da Roda Viva cada vez aumenta mais...

O Idelber elaborou uma lista de perguntas que não serão feitas no programa Panela Viva de logo mais, no qual o presidente do Supremo, Gilmar Amendments, será hagiografado por uma rodinha de jornalistas.

A elas, às perguntas, nós acrescentaríamos:

- Para quem o sr. tiraria o chapéu?

- Qual seu prato preferido?

- Que time é teu?

- Qual a cor do cavalo branco de Napoleão?

- Quem descobriu o Brasil?
14:35:48 - Pinto -

Ainda resta uma esperança

A lesma lerda

E eu achando que agenda nacional seria pautada pelo show da Maradonna...
10:56:20 - Pinto -

11 Dezembro

Vai que não agüenta o peso?

Deu no UOL: Ronaldo diz que não irá usar Corinthians como trampolim.

Com esporte de alta performance não convém brincar.
14:07:38 - Pinto -

10 Dezembro

Barriga

Comemos bola e deixamos de fazer o registro que a essa altura todo mundo já fez: Ronaldo Feromônio agora se traveste com o uniforme do Corinthians. Aos leitores as escusas.

(Disclaimer — Esta nota foi redigida segundo o Novo Manual de Redação do Hipopótamo Zeno, que reza: trocadão é algo a ser utilizado com moderacilho.)
10:49:47 - Pinto -

07 Dezembro

Linda é a democracia

Urso Panda e Guaxinim

A se confirmar a nota do Elio Gaspari de hoje, segundo a qual Jarbas Vasconcelos será o vice de José Serra, podemos ter certeza de que a disputa com Dilma Roussef vai ser bonita.
10:50:28 - Pinto -

01 Dezembro

A tradicional rebordosa de segunda sob outro prisma

Não tem jeito. Há coisa de um ano, a leitura dos jornalões e das revistinhas no final-de-semana me leva à mesma triste constatação sobre o bipartidarismo que vivemos: o Brasil é um país de antas e Dantas. Ou se é de um tipo ou se é do outro.

E você, de que lado você samba?
10:54:50 - Pinto -

.:: mês anterior :: :: :: :: December 2008 :: :: :: :: próximo mês ::.