:: home :: posts passados :: etilíricas :: je me souviens :: microcontos ::


Jornal Velho

Recortes e papéis de ontem, de duas décadas, do mês passado, de hoje - o pesadelo do pessoal de limpeza.


.:: mês anterior :: :: :: :: August 2005 :: :: :: :: próximo mês ::.

24 Agosto

Atos falhos que esperamos ansiosamente

"É função prepúcia desta CPI apurar tudo, até o fim, doa a quem doer."

Amanhã ou depois, nos melhores urologistas do ramo.
20:27:40 - Zeno -

Manchetes que leremos em breve

"Buratti nas contas públicas agita mercado"

Amanhã ou depois, nas melhores casas do ramo.
13:12:53 - Pinto -

Óleo de peroba

Coluna do Luís Cacife, Fôia de hoje, grifos por conta da casa:

"Palocci integrou o grupo dos pragmáticos do PT que operaram em Santo André, Ribeirão Preto e outras grandes cidades, sim. Indicado ministro da Fazenda, imbuiu-se da importância do cargo, da relevância de sua atuação para a estabilidade do país. Afastou-se de todos os esquemas, manteve profissionais à frente de todos os cargos relevantes da Fazenda. Ganhou grandeza."

Parece a célebre homilia de Padre Cícero aos jagunços: "Quem roubou não roube mais, quem matou não mate mais". Ou então é algum trecho do Pollyana moça, que ora me foge da memória.

Tudo bem? Então depois não vale reclamar do Daniel Bancas, nem do Diogo Mimordi...
11:31:13 - Pinto -

22 Agosto

Extra! Extra!

Assim fica difícil de trabalhar. Acabo de topar, tardão da noite, com a inacreditável chamada de página d'O Globo, que desse jeito acaba virando um compêndio de bizarrices ao melhor estilo da saudosa Rudolf:

José Dirceu fará de tudo para evitar cassação.

Assoma-se uma dúvida principal nossa: tudo inté beijar na boca? Assomam-se outras dúvidas que nem ouso postar.

Outra coisa: esse negócio de se defender do "fruto de uma mente doentia", sei não. Depois do "V.Exa. provoca em mim os mais baixos instintos!" e do "Perdi o controle sobre o Delúbio!", na minha cabeça confusa as orgias das Cornerzetes viraram fichinha.
22:43:19 - Pinto -

Sei, mas não digo

Para cobrar compostura do governo, os coleguinhas da imprensa bem que poderiam dar o exemplo e evitar notícias cifradas, histórias cabeludas contadas pela metade e notinhas que, para quem suspeita do enredo em potencial, beiram o achaque. Senão vejamos:

1. Hoje, o Noblat replica nota de uma consultoria afirmando que o ministro Palocci poderá "ficar no córner (grifo meu) novamente" —mesmo sobrenome da "promotora de eventos" associada ao seu ex-secretário Rogério Buratti, supostamente envolvido com uma das "recepcionistas" da sra. Corner, pivô, aliás, de uma querela entre os dois ex-aliados, segundo o mesmo Noblat. Destilar veneno é divertido, mas se já há tantas evidências do envolvimento do ministro com a putaria (refiro-me à sexual), por que a ilação? Ou foi só infeliz coincidência de termos?

2. Se, além do motel Gran Bittar, as "recepções" em Brasília ocorriam em "patrimônio público", conforme noticiou o "Painel" da Folha há dias, por que não se declinam os nomes do logradouro e de seu inquilino? Ou é só maledicência mesmo para apavorar a turminha braba e fazê-la mais dócil? Um leitor mais arguto irá cobrar: o que vocês sabem que eu não sei?

3. Se já se conhece a foto do deputado "de baixa estatura física e moral" —na indiscreta descrição da Veja—, nu, de charuto na boca, abraçado com duas garotas de programa, por que seu nome não vem à tona? E a própria foto, "que circula no Congresso", por que cintas caralhas d'água® ainda não ganhou a net? (Se forem publicá-la, tarjas pretas, por favor!)

4. Em sua coluna diária na Folha, Mônica Bergamo vem sistematicamente sugerindo coisas, mas ou sadicamente não entrega o serviço por preferir ver os envolvidos "sangrando" até morrer —para usar uma expressão atual—, ou então suas fontes a levam a caluniar groseiramente. Ontem mesmo foi advertida pelo ombudsman sobre alusões ao pagamento da coiffure da primeira-dama, supostamente pago pelo esquema delubiano. Onde está a comprovação, uma vez que o próprio cabelereiro alega que fazia o serviço de graça? Como dizem os gringos: "Where's the beef?". Ou essas pessoas são "blindadas", para usar outro insuportável termo da moda? Ou blindada por acaso é minha conduta à São Tomé?

5. Qual, afinal, a relação entre o prefeito assassinado de Santo André e seu ex-aliado Sérgio "Sombra"? Se envolvia mais do que interesses político-adminstrativos, por que as notinhas maliciosas? Quem é que precisa sair do armário nesse caso: personagens ou jornalistas? Ou ambos?

Em suma: cadê?

Qualquer tentativa de insistir com esse comportamento, responder perguntas a conta gotas, folhestinesca e homeopaticamente, sem expor a verdade à luz do sol, para mim é pura canalhice.
11:15:03 - hubbell -

19 Agosto

Reinações de Narizinho — 2ª parte

Olhaí, gente boa: deu na Fronha de S.Paulo (um jornal que elas a-do-ram morder!) que o meu, o seu, o nosso governador Geraldo Aiquemimo aceita, mui honrado, o sacrifício de se candidatar a presidente, atendendo à pressão de amigos e correligionários —essa chusma de hereges e incréus.

De nossa parte, continuamos firmemente com Geraldo, nosso eterno e inconteste candidato ao Trono de S. Pedro, tão logo seja deixado vacante pelo Papa Nosferatu.

Que a Pomba do Divino Espírito Santo possa iluminar melhor nosso sacrossanto homem público e ele desista de uma vez de agradar aos amigos para somente agradar a Deus.
13:16:43 - Pinto -

Esfíncter

Seriíssima candidata a melhor frase da semana, ou mesmo do mês, cuíca do ano, é a de José Odisseu, analisando a cagada que fez, n'O Globo de hoje:

"Eu perdi o controle sobre o Delúbio!".

Agora, se me dão licença vou ali comprar um pacote de Neve Soft, com folhas duplas e toque aveludado.
11:07:05 - Pinto -

18 Agosto

Conhece a do gato no telhado?

Manchete de ontem do insuspeito Hora do Povo, leitura obrigatória e fonte de inspiração de toda a equipe aqui do blogue: "Duda confirma na PF e na CPI: Campanha de Lula não teve caixa 2".

Zeno, Hunter, Sorel, Hubbell, Self: conto eu ou contam vocês?
19:25:18 - Pinto -

Seis por meia-dúzia

Finalmente um livro desbanca o "Código Da Vinci" do primeiro lugar da lista de mais vendidos: é "O monge e o executivo", aliás da mesma editora, informa o Valor Econômico de hoje.
17:18:54 - Pinto -

Sin City?

Sin City?

Parece filme ruim mas é só realidade ruim mesmo: menino observa através do vidro soldados israelenses se aproximando de sinagoga. A foto é da Reuters, via UOL.

Enquanto isso, eu me envergonho de ver Ariel Sharon polindo a biografia ao dizer que deixem os soldados em paz e responsabilizem a ele pela retirada dos colonos judeus da Faixa de Gaza. Vê se aprende, Excelência.
13:53:01 - Pinto -

17 Agosto

Disney

"Mickey e Donald sabiam, mas o Pateta, não".

(Cartaz que faz sucesso na manifestação malsucedida da oposição ao governo Lula na Esplanada dos Ministérios.)

(crdt: noblat)
14:02:19 - Sorel -

15 Agosto

Liga pra mim, não liga pra ele

Lê-se no Noblat (que precisa ser urgentemente apresentado ao advento do permalink) que a "promotora de eventos" Jeany Mary Corner, apontada "a messalina do Mensalão", ameaça divulgar sua agenda de telefones "caso algo de mau lhe aconteça".

Lê-se também que periga quebrarem-lhe o sigilo telefônico, ou mesmo virem à tona fotos de celulares de excelências "vestidos" apenas com Cohibas legítimos.

Aguardando mais sugestões, aqui vão as possíveis manchetes de um Notícias Populares redivivo:

"Congresso joga pedra na Jeany"

"Promotora revela os anais da República"

"Jeany Corner ameaça mandar todo mundo pra escanteio"

"Parlamentar é flagrado com charuto na boca alheia".
19:06:34 - Pinto -

Palestino, você merece um Zabo em Gaza

Deu no Estado: "(...) Colonos judeus também enfrentaram as forças de segurança israelenses no norte da Cisjordânia, depois que o Exército tentou fechar a área dos assentamentos que serão evacuados: Shavei Shomron, Homesh, Sa Nur, Kadim e Ganim. (...) Pouco tempo depois, um grupo de jovens radicais judeus do assentamento de Kfar Darom se dirigiu em direção à passagem fronteiriça para se manifestar contra o fechamento da Faixa de Gaza. Ao mesmo tempo, centenas de jovens do bloco de assentamentos de Gush Katif, no sul de Gaza, incluindo moradores e infiltrados ilegais, fecharam as portas de entrada da colônia de Neve Dekalim, capital do bloco e onde estão cerca de 2.500 pessoas.

(crdt al neehnaah)

(para mais zabos, clique aqui)
12:09:50 - Zeno -

14 Agosto

Post extraordinário

Interrompemos a modorra do domingão paterno para ilustrar este blogue com a inacreditável chamada de capa do venerando O Globo sobre a coluna de Artur Xexéo: "Dei para me pegar chorando assistindo ao 'Jornal Nacional' ".

Comentário nosso: porque bem quis.
13:32:31 - Pinto -

12 Agosto

Seis manchetes positivas sobre o assalto aos cofres federais (no caso, do BC)

1. Túnel é concluído em prazo recorde em Fortaleza

2. José Dirceu não sabia, diz PF

3. Governo não é responsável por rombo no BC

4. Parceria Público-Privada injeta 160 milhões na economia

5. BC abre linha de crédito com juro zero

6. Pequena empresa sai do buraco com lucro de 160 milhões

(crdt : rr, que está se especializando nisso. digo nas manchetes, não em assaltos)
18:03:44 - Pinto -

11 Agosto

Cabeça Dinossauro

22:22:16 - hubbell -

08 Agosto

Mora na Filosofia

Deu no Glóbulo: "Escolha de capa da 'Playboy' provoca polêmica na USP".

Comentário de uma gaiata colaboradora aqui do blogue, vocês não conhecem não: enfim um concurso em que também as aprovadas levarão pau —isso ela não disse, mas aposto que pensou.
13:06:53 - Pinto -

04 Agosto

C.q.d.

Segundo o flanelógrafo, a nota de ontem não tinha fundamento.
10:18:24 - Pinto -

03 Agosto

Bonus track

Cesar Maia, que se finge de louco apenas para conseguir pôr as mãos na chave do hospício, notou em seu blogue que a Folha já escolheu seu candidato para 2006, em editorial do dia 1º.

A candidatura Serra tem a vantagem adicional de deixar os 20 milhões de paulistanos à mercê de Gilberto Quem Sabe, um homem acima, abaixo e ao lado de qualquer suspeita.

Afora isso, que o texto omite como convém, nenhuma novidade. Mas poderiam ter mencionado que Serra, além de lindo, tem o cabelo bom (d'après Noblat Coiffure). A íntegra:

A entrevista de Serra

Em entrevista publicada ontem por esta Folha o prefeito de São Paulo, José Serra, não deixou dúvida sobre o profundo interesse com que observa o quadro político nacional. Analista arguto, áspero em alguns momentos, discorreu sobre a crise de um ponto de vista alto o bastante para distanciá-lo da disputa política ordinária -mas não da evidência de que está atraído pela perspectiva de disputar a Presidência.

Falou ao jornal um político que, tendo se preparado para governar o país, foi derrotado por um adversário cuja gestão, além das evidentes fragilidades políticas e administrativas, provou-se contaminada por desvios e nociva ao fortalecimento da cultura republicana.
[Leia mais!]
15:39:03 - Pinto -

Aqui não tem Chanel

Deu no venerando O Globo, na coluna do Ancelmo Góis, o flanelógrafo do Brasil (é só chegar lá e espetar uma notinha; amanhã alguém espeta outra versão por cima e por aí vai): "A Chanel, símbolo de elegância, cancelou seu contrato com a Daslu, a megaloja de luxo paulistana investigada pela Polícia Federal".
15:04:43 - Pinto -

02 Agosto

Ingressos à venda!

Sabre de luz

(Rio de Janeiro/SP - HZ) Em mais um furo de reportagem, nossa equipe flagra um momento descontraído da milionária campanha para o lançamento mundial do sexto episódio da série Star Wars: da esquerda para direita, Princesa Padmé, Darth Vader, C-3PO e Tenente Uhura.

(crdt foto: oesp)
11:54:11 - Zeno -

.:: mês anterior :: :: :: :: August 2005 :: :: :: :: próximo mês ::.