:: home :: posts passados :: etilíricas :: je me souviens :: microcontos ::


.:: post anterior :: :: :: :: navegue pelos posts :: :: :: :: próximo post ::.

Dia dos Pais, versão Bond, James Bond

Dia desses, tentava eu explicar pro meu filho a capacidade de uma música gerar no ouvinte as mais diferentes sensações, e o maledetto exemplo que me veio à cabeça era um trecho de uma trilha sonora do Bond, um compasso 8/5 cheio de promessas de suspense que eu conseguia cantarolar mas de jeito nenhum lembrar de que filme (ou de que LP/CD) fazia parte, pra mó de mostrar pra ele a gravação original. Típica incompetência paterna, a ilustrar o dia de hoje. Umas semanas se passam, nosso expert DJ Mandaca me manda, a troco de nada, um link de uns sujeitos batutas que digitalizaram um montón de trilhas de filmes, incluindo, craro, as do Bond. Baixei algumas que ainda não tinha em versão “física”, depois percebo que todas elas pertenciam a uma nova edição das trilhas do Bond, incluindo faixas novas, músicas em versão extended e outras mumunhas.

[Não sei se é o caso agora, mas vamulá: não só acho John Barry, o autor de boa parte das trilhas do Bond, o melhor compositor de música de cinema de todos os tempos, deixando meu querido Bernard Herrmann em segundo, como também acho que o querido do nosso DJ Mandaca, o Ennio Morricone, merece apenas um digníssimo terceiro lugar (Henry Mancini corre por fora, polemizando com o fotochart). Pronto, tá feito o barraco aqui no blog.]

Voltando. Depois de baixar as trilhas, e já que o negócio era de grátis, mesmo, resolvi pegar também as que eu já tinha em outros formatos. Foi uma delícia ouvir “Into Miami”, da trilha do Goldinger, de novo, e o biscoito maior da sorte era a nova versão, com extras, da trilha de A Serviço de Sua Majestade, a melhor dentre as melhores, a obra-prima 007 do John Barry (e a pororoca do Amaral Neto – google nele, gerações mais novas – há de concordar), que eu já tinha em bolacha e em CD. Uma faixa nova aqui, uma versão estendida acolá, de repente começa a tal faixa que eu tinha cantarolado para o meu filho e que não estava na versão original do LP. Corri pro notebook, olhei para a legenda do VLC Player, o título da faixa era “Gumbold’s Safe” (“O cofre de Gumbold”). “Burro!”, pensei, “É a cena em que ele está roubando os documentos do escritório do tal advogado suíço! Como é que os caras nunca incluíram esse trecho nas edições anteriores da trilha?!?”. Bueno, na verdade não pensei nada disso, porque acabei de ouvir a faixa, mas fiquei tãããão contente pela descoberta, por ser capaz, agora, de mostrar pro meu filho a tal passagem, que eu acho que esse Dia dos Pais se revelou bem batuta.

P.S.: Este post é dedicado a ele, que algum dia, espero, irá ler isto, e que me presenteou hoje com um legítimo canivete suíço. Mais bondiano, impossível.

P.P.S.: Sobre o “Into Miami”, do Goldfinger, e sobre o mérito “fílmico” (perdão) e abstrato (perdão II) da seqüência do arrombamento do cofre no A Serviço de Sua Majestade, fica a promessa de um post futuro.


posted at 21:54:22 on 08-08-2010 by Zeno - Category: A hora do DJ Mandacaru


Comentários

Zeno wrote:

E para outro texto de pai autoritário e narcísico, é só clicar aqui: http://victoriaquaeseratame...
09-08-2010 09:19:17

Franciel Cruz wrote:

Só James Bond salva nossos rebentos.
09-08-2010 13:21:58

pussy galore wrote:

Com canivete, hum...
09-08-2010 13:44:29

anaconda wrote:

belo texto Fran!
09-08-2010 18:05:20

Franciel Cruz wrote:

Obrigado, Ana.

Morra Lama!!!
09-08-2010 18:53:39

DJ Sou Mais o Ennio wrote:

Barraco? Que barraco? Os três mencionados são craques, embora eu tenha notado a ausência de Franz Waxmann, Korngold e grande elenco. Claro, alguns estão no mesmo nível do Morricone, embora não tenham chegado nem perto do volume do carcamano.
Mas esse negócio de gosto é assim mesmo. Por exemplo, tem gente que gosta de pizza.
10-08-2010 09:27:47

Zeno wrote:

É, a velha guarda européia ficou de fora. No mais, só não perdôo elogio ao John Williams.
10-08-2010 09:35:28


Incluir comentário

Este post está fechado. Não é possível adicionar novos comentários a ele ou votá-lo